Constância para edificação de alicerces pessoais

A disposição de instrumentos de autocapacitação profissional têm tornado as pessoas sábias e alicerçadas ou apenas vivendo entre as ruinas de edificações mal planejadas?

“Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe.” Provérbios 19.27 – NTLH

As transformações ocasionadas pela revolução do conhecimento humano em suas diversas áreas de conhecimento e a rápida implantação no mercado e sociedade têm criado muitas expectativas quanto ao futuro, trabalho e as formas de sobreviver. Pessoas correm para estudar e praticar seus conhecimentos dentro de suas áreas de atuação, outros acessam diversas redes sociais como forma de atualização de conteúdos de notícias sobre o mundo e suas profissões e nessa multidão mergulhada na busca pelo aperfeiçoamento, grande parte não sabe como aplicar tanto conteúdo e tendências mercadológicas.

Para se estabelecer, é necessário fazer planos e certificar que se eles darão certo. Ter orçamento, visão ampla de mundo e ferramentas diversas capazes de tornarem os planos em realidade. Quem não segue esses preceitos, caminha para a derrota, frustação, autocondenação. Uma construtora ao planejar um edifício, certifica o solo para compreender o que poderá ser construído e caso não haja obstáculos para os alicerces nesses estudos preliminares, planeja o modelo de edifício, materiais a serem utilizados e as tecnologias que farão parte do projeto. Um edifício para ser considerado tecnológico e sofisticado não ocorre apenas pela aparência daquilo que se vê ao caminhar por ele quando o projeto é concluído, pois isso é apenas a casca, confetes. Sem estudos preliminares, estudos de solo, estudo de materiais, técnicas, cálculos e outras ferramentas que compõe a base da edificação e profissionais capazes de utilizá-las com destreza, o aparato tecnológico estará comprometido ao fracasso, assim como os clientes que comprarem o edifício mal planejado.

Os princípios que compõem o sucesso não mudaram: ética, compromisso, submissão às autoridades (professores, dirigentes de empresa, gerentes e coordenadores. Sem ordem e liderança, há o caos e conflitos.) atualização curricular e destreza (aperfeiçoamento constante na prática). Há inovações nesse presente século? Sim, muitas. O que fazer para se manter atualizado? Primeiro, ter alicerces, edificar as aptidões primárias. As mudanças e inovações que o mercado tem implantado na sociedade têm como foco melhorar algum alicerce de conhecimento e forma de trabalho preestabelecido. Há outras frentes de pesquisas que criam novos alicerces como profissões e ferramentas para aperfeiçoamento dessas novas profissões. Para ambas as situações, são necessários planejamentos para saber por qual caminho seguir. Viver as novas profissões requererá investimento financeiro e de estudos. Surfar nas ondas das inovações requererá muito dos alicerces e estratégias estabelecidos, estando disposto a perder e lidar com o fracasso, sem que tal situação não comprometa as estruturas já edificadas.

A constância exige paciência, expansão de conhecimento, estar apto a ouvir mais e falar menos, treinamentos diversos. Os caos pessoais existem quando esses princípios são esquecidos ou ignorados, pressupondo que tais indivíduos têm poderes como de um deus e não depende de nada para conseguir os próprios objetivos. Dessa forma, muitos vivem neste século, num caminho de autodestruição (apesar de colherem resultados positivos) e dilaceração de seus parceiros de estudos e trabalho.

A busca pelo trevo de quatro folhas, pela barra de ouro perdida – tesouros inalcançáveis, frustação certa!

Autor: Flávio Sodré – 30 de janeiro de 2018.