Dízimos e ofertas – a entrega racional e voluntária

Quando as pessoas perguntam se devem ou não dar o dízimos/ofertas, no fundo, perguntam se o dízimos/ofertas são efetivos ou não, se ele tem cumprido a sua devida função dentro da administração da denominação religiosa na qual frequenta.

Essa indagação é pela observação do entorno dessas pessoas, ou seja, muitas igrejas são abertas diariamente, porém a sociedade não é transformada, a igreja que se diz de Cristo não brilha e transforma o bairro na qual estão instaladas. Vejamos, qual igreja visita os vizinhos e ajudam àqueles que estão em situação de miséria, abandono, desemprego e drogas? Quantos missionários são adotados com salário digno e manutenção sem interrupção por 24 ou 36 meses? Raros. Boa parte da Igreja Cristã brasileira desviou-se do foco em Cristo, em expandir o evangelho, apregoar as boas-novas da salvação, ser auxílio e força aos desamparados e necessitados sem olhar cor, raça, religião e, infelizmente, tornou-se comércio, seus pastores são funcionários, dízimos e ofertas são seus benefícios. O período da pandemia da COVID-19 deixou claro que, devido ao lockdown, muitos pastores e líderes religiosos ficaram 90% preocupados com a queda da arrecadação financeira do que com a vida e integridade dos fiéis. Não duvide que haja denominações religiosas que se gabam por ser maiores que alguns bancos tradicionais brasileiros e isso faz sentido quando o incrédulo diz que igreja e banco são tudo iguais, bajulam o cliente para cumprir metas e lucrarem no final.

Algumas matérias

Salto evangélico: veja quais são as maiores igrejas evangélicas do país, matéria de 19 de setembro de 2022, https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2022/09/salto-evangelico-veja-quais-sao-as-maiores-igrejas-evangelicas-do-pais.ghtml

EForbes lista cinco pastores mais ricos do Brasil, matéria de 18 de janeiro de 2013, link https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/forbes-lista-cinco-pastores-mais-ricos-do-brasil/

Quais são as igrejas evangélicas que mais cresceram na última década, matéria de 24 de julho de 2023, link https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/quais-sao-as-igrejas-evangelicas-que-mais-cresceram-na-ultima-decada

Imagem extraída de https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_denomina%C3%A7%C3%B5es_protestantes_no_Brasil_por_n%C3%BAmero_de_membros em 02 de abril de 2024

Dízimos/ofertas têm sua importância para a manutenção do evangelho de Cristo. Paulo mostrou como deve ser administrada essa questão. Uma vez que o culto é racional (Romanos 12.1), a administração financeira e patrimonial do templo físico também deve ser, nada no “gogó” ou na mera confiança, em revelações, profecias e profetas que usam de ameaças para não mostrar o livro caixa/fluxo de entrada e saída. Precisa ter vigilância para não ter sanguessugas nessa área vital da igreja.

11 Portanto, continuem e completem o trabalho. Façam isso com o mesmo entusiasmo que tiveram no princípio, dando de acordo com o que têm.12 Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem. Deus não pede o que a pessoa não tem.13,14 Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso sobre vocês. Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los. Assim todos são tratados com igualdade.15 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Ao que muito pegou, nada sobrou; ao que pouco pegou, nada faltou.” 2 Coríntios 8.11-15 NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

A igreja deve prestar conta mensal, bimestral ou semestral do que entra e sai de dízimos e ofertas, fluxo de caixa. Isso evita fraudes, desvios de propósitos. A Igreja deve manter missionários, obra evangelística, dinheiro para os departamentos (caso houver de acordo com a linha denominacional), salário para um pastor integral, que de fato possa ficar na igreja e ter ouvidos para ouvir e sabedoria para aconselhar, fundo reserva para emergências como roubo, incêndios, reformas e fundo para assistência social de seus fiéis/membros e da sociedade na qual está inserida. Afinal, Cristo veio para servir, muitas igrejas, porém, vivem a servir seus apóstolos, fundadores e líderes.

1 Então recebi esta mensagem do Senhor: 2 “Filho do homem, profetize contra os pastores, os líderes de Israel. Transmita-lhes esta mensagem do Senhor Soberano: Que aflição os espera, pastores que alimentam a si mesmos! Acaso os pastores não deveriam alimentar seu rebanho? 3 Vocês bebem o leite, vestem-se com a lã e abatem os melhores animais, mas deixam seu rebanho passar fome. 4 Não cuidaram das ovelhas fracas, não curaram as doentes nem enfaixaram as que estavam feridas. Não foram procurar as que se desgarraram e se perderam. Em vez disso, conduziram-nas com dureza e crueldade. 5 Por não terem pastor, minhas ovelhas se espalharam e se tornaram presa fácil para qualquer animal selvagem. Ezequiel 34.1-5 NVT (Nova Versão Transformadora)

Um dos motivos de abertura de muitas igrejas no país dá-se ao que está escrito em Ezequiel 34.1-5. Por não terem discernimento/sabedoria para o bem e o mal, muitas pessoas passam por igrejas que são abertas apenas por propósitos egoístas e sem pauta na Bíblia. Cansadas de serem enganadas, viraram os desigrejados, termo utilizado por pessoas que cansaram dessas igrejas e servem a Cristo de casa, trabalho, escola, faculdade e cultos domésticos. Pegaram aversão ao templo físico e seus líderes, porém com chama ardente em seus corações em aprender e conhecer a Cristo.

Quando analisamos as principais igrejas do Brasil em número de membros/fiéis ou afiliados, versus a representatividade delas na questão pública, é quase nulo suas ações.

 A Assembleia de Deus, com aproximadamente 22 milhões de membros (https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2021/06/assembleia-de-deus-completa-110-anos),o que tem feito para mostrar o Cristo na sociedade? Não tem jardim de infância, escolas e faculdades espalhadas pelo país que possam atender aos fiéis/membros e a sociedade. Tem uma ou outra instituição a fim de justificar as arrecadações, iludem na oratória como se a contribuição fosse abraçar todo o país e vizinhança. Muitos templos sem reforma, destruídos por dentro, bancos rasgados, paredes sujas de pintura velha, telhado ou forro com vazamentos, etc. Usam do emocionalismo para extrair dinheiro e sempre há pedidas de dinheiro extra para assistencialismo, reforma, ajuda aos necessitados e missionários. Quanto a distribuição dos dízimos é péssima, burocrática. Muitas congregações devem mandar o dinheiro para o setor responsável, esse setor, remete para a matriz, e acredite, as congregações têm metas para cumprir de arrecadações. Tirando as despesas de água, luz, iptu, aluguel, se a congregação cumpre a meta, tem dinheiro para pagar despesas extras como comprar algum item como material para as crianças, tv ou projetor de imagem, ventilador, caixa de som, microfone, etc. Se há ar-condicionado, em geral, foi doação de membro, assim como equipamentos de som de boa qualidade. Vivem a pedir doações extras para propósitos específicos e bíblicos (ajudar as famílias necessitadas da congregação, viúvas, fiéis desempregados) que deveriam ter cumprido nas arrecadações anteriores. Muitos pastores não tem salário, outros poucos ajuda de custo (combustível, cesta básica). Dos que não tem salário, muitos vivem a vender produtos dentro das igrejas onde pregam, como forma de subsistência. Há muitos homens de fé, que fazem a obra sem visar dinheiro, porém, são limitadíssimos ao cumprirem o ide de Cristo e expandir o evangelho.

As neopentecostais, principalmente àqueles que saíram dos McAlisters no Rio de Janeiro, saíram com a mente depravada para formar o império da fé, engano, praticando pequenas boas obras que, provavelmente, não deve ser 10% sobre suas arrecadações e esses 90% para usufruto de seus líderes/gestores, menos para sociedade e fiéis.

1 Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão.2 Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! Isaías 10.1-2 ACF (Almeida Corrigida Fiel)

Dentro dessas igrejas, os líderes decretam essas leis injustas no coração e mente das pessoas, para, enfim, fazer valer o versículo 2.

De acordo com a matéria da BBC Brasil de 12 de julho de 2023, link https://www.bbc.com/portuguese/articles/crgl7x0e0lmo, “Em 2020, por exemplo, uma pesquisa do Datafolha indicou que 31% da população brasileira se declarava evangélica”, ou seja, de aproximadamente 210.000.000* (duzentos e dez milhões), de brasileiros, 31%, 65.100.000 (sessenta e cinco milhões e cem mil) brasileiros, são considerados evangélicos. Se cada um dos 65.100.000 der R$100,00 (cem reais) por mês, temos R$6.510.000.000 (seis bilhões, quinhentos e dez milhões de reais) arrecadados, e com muito pouco fruto, obras visíveis feitas com dízimos e ofertas.

*estimativa conforme dados de 2021, link https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2021/08/populacao-brasileira-chega-a-213-3-milhoes-de-habitantes-estima-ibge)

Existem muitas igrejas próximas da outra do mesmo ministério e essas reclamam que o dinheiro é insuficiente para novos trabalhos, principalmente para evangelismo, o cuidar dos órfãos/viúvas e necessitados. Seitas e Heresias, Instagram, em 09 de setembro de 2023, link https://www.instagram.com/reel/CyMDtPlOMnN/. Muitos fiéis raramente recebem ligações de seus líderes (pastores/presbíteros) a saber se está tudo bem, e aqui, só os que contribuem valores agregados recebem esse atendimento especial, ou seja, muitos pastores e igrejas se perderam no caminho, viraram funcionários e o deus de muitos é o dinheiro. O evangelho pela internet não é vantajoso para muitas denominações, pois não é fácil e convincente para arrecadar grandes quantias financeiras de maneira fácil, e por não ser vantajoso, homens e mulheres visionários/coerentes lideram com a difusão do evangelho através da Série The Chosen (Os Escolhidos), aplicativos da Bíblia You Version e Glorify. Outros elaboram e difundem filmes de impacto, como os irmãos Kendrick, A Prova de Fogo, Corajosos, Desafiando os Gigantes, LifeMark, etc.

Onde está a frente evangélica no Congresso/Política quanto as denúncias da Ilha de Marajó feitas pela ex-ministra Damares Regina Alves? Um silêncio até que…. surge Aymêe com Evangelho de Fariseus. O ruído surgiu apenas das igrejas e líderes que estão na mídia para dizer que não concordaram com a primeira parte da música “Fazemos campanhas pra nós mesmos; Eventos pra nós mesmos; Estocamos o maná para nós; Oramos por nós e pelos nossos; O Reino virou negócio; O dízimo importa mais do que os corações.”, porém não enfrentam a corrupção para defender causas legítimas, deixam as pessoas que denunciam a mercê dos inimigos.

Não adianta dizimar cegamente e achar que Deus irá abençoar, devemos usar a racionalidade. Paulo já falava, assim como os bereianos* e outros exemplos. Esses dízimos/ofertas mal administrados vão para os lobos/cães “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;” Filipenses 3:2 ACF (Almeida Corrigida Fiel)

*Os judeus que moravam em Bereia tinham a mente mais aberta que os de Tessalônica e ouviram a mensagem de Paulo com grande interesse. Todos os dias, examinavam as Escrituras para ver se Paulo e Silas ensinavam a verdade. Atos 17.11 NVT (Nova Versão Transformadora)

“Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” Apocalipse 22:15 ACF (Almeida Corrigida Fiel)

Fonte imagem: https://www.instagram.com/p/C2zZqoBunp1/, em 01 de fevereiro de 2024

Oferte/dizime somente quando houver amostras concretas do fluxo de caixa e destinação correta desses valores, já descritas nas Escrituras Sagradas, além de algumas referências anteriores.

Caso não dizime na igreja, separe a quantia e observe as necessidades órfãos, viúvas, famílias em necessidade. Haverá momentos em que a necessidade desses será alimentos, medicamentos, pagamento de contas ou despesas inesperadas como reparos, etc., e, dessa forma, o valor separado será como água no deserto para quem receber.